domingo, 12 de dezembro de 2010

Redes Sociais

Em matéria publicada na revista Veja desta semana: "Você é viciado em redes sociais?", os autores citam uma pesquisa de Consultoria Nielsen que diz: 
Oito em cada dez brasileiros conectados têm contas ativas em sites como Orkut, Twitter ou Facebook... (Sbarai e Honorato).
Face parte dos brasileiros que tem contas ativas no Orkut, Twitter e Facebook, na mesma matéria da Veja tem um teste para saber o grau de viciado que se é nas redes sociais, fiz o teste, o resultado foi o seguinte:
Falar da sua vida na web, compartilhar fotos, vídeos e confidências nas redes... isso realmente não faz parte do seu cotidiano. Você pode se considerar um usuário casual de redes sociais. (Veja).
E resume o que sinto. Sou uma usuária relapsa, e isso não me faz falta. O que na verdade poderia colocar como um agravante é a falta de tempo, tenho um dia corrido, cheio de atividades e no trabalho não é permitido acessar essas redes, o que resta é o horário de estar em casa, mas não quero utilizar o computador nestes momentos e final de semana é com os amigos de carne e osso. Preciso do contato, não consigo me relacionar com o computador.

Fiz a disciplina de Estatística à distância, estava a ponto de desistir por não conseguir participar dos fóruns e dos chats, não conseguia, não conseguia produzir. Cheguei a escrever para a professora relatando minha dificuldade e esta foi muito compreensiva.

Fazer a manutenção deste Blog, foi um tormento, em cada momento que sentava para escrever, bloqueava.

Sobre as redes sociais também podemos citar o lançamento do filme que conta a história do criador do Facebook, Mark Zuckerberg. No filem é contada a história de como começou o Facebook, as intrigas e desentendimentos que ocorreram. E a ironia da história é que uma pessoa solitária cria uma rede capaz de unir pessoas.

Misturei tudo, redes sociais, chats, fóruns, blog, mas na realidade tudo é a Web, que pode contribuir muito para a difusão do conhecimento e a ligação de pessoas com necessidades e pesquisas semelhantes.

Fonte Consultada:

SBARAI, Rafael; HONORATO, Renata. Você é viciado em redes sociais?. Veja, [São Paulo], n. 2195, 15 dez. 2010. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/testes/vicio-redes-sociais.shtml > Acesso em: 12 dez. 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário