segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cultura da Convergência

A Convergência das Mídias é a interação e interconexão entre a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede. Ela prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares, em suporte digital (sob a forma de bits) onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem. (MCLHUAN)
A comunicação hoje é dinâmica. Há poucos anos a comunicação passava por alguns níveis até chegar no seu destino. Ex.: a televisão: um programa era gravado; transmitido para uma antena; retransmitido para o aparelho de televisão e somente neste ponto chegar ao destino.


A cultura da convergência é o "atalho" para esta comunicação, qualquer pessoa pode transmitir para qualquer mensagem, para qualquer mídia e retransmitida infinitamente. É a democratização do conhecimento e da informação.
"...uma cultura de convergência entre seres humanos e suas máquinas num processo de interação liberta. É uma cultura de criatividade e intelectual fundada na liberdade, na cooperação e na informalidade." (Castells, 2003, p. 45).
A questão é: é possível convergir todos os elementos informacionais, distribuídos nessas diferentes mídias, para sistematizar a busca e a recuperação da informação de maneira cada vez mais ágil e mais eficiente? Me atrevo a dizer que isto já está acontecendo. As bibliotecas tem se utilizados de novas mídias para divulgar e atender seus usuários. O uso de correio, MSN, Twitter e redes sociais, estreita os laços com o consulente. Não existe a necessidade de estar no espaço físico da biblioteca para ter um atendimento de referência, está pode ser realizada virtualmente.


Alguns serviços de informação, enviam mensagens pelo celular divulgando serviços. Os blogs tem sido muito utilizados para difusão do conhecimento igualmente.


As redes sociais são ambientes de troca profissional, debates e divulgação de resultados de pesquisa.




Fontes consultadas:


CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Disponível em: < http://books.google.com.br/books?id=nCKFFmWOnNYC&pg=PA45&dq=cultura+da+converg%C3%AAncia&hl=pt-br&ei=x_AETfvKGsL-8AaS85HnAg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CCoQ6AEwAQ#v=onepage&q=cultura%20da%20converg%C3%AAncia&f=false >. Acesso em: 12 dez. 2010.




MESQUITA, João. A Convergência das Mídias: do Mass ao Self Media. CITI: Lisboa, 1999. Disponível em: < http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.html >. Acessado em: 13 dez. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário