terça-feira, 7 de setembro de 2010

Blogs: porque avaliar?

A resposta para esta pergunta está no artigo AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET: critérios de qualidade “Uma vez que é improvável combinar liberdade de expressão com seleção prévia, cabe aos profissionais de Informação a tentativa de garantir a seus usuários uma relativa ordem neste caos, definindo e elaborando instrumentos que permitam controlar a qualidade das informações.” (TOMAÉL, 2001)

A literatura define que cabe aos profissionais da informação investigar e definir mecanismos de avaliação das fontes na Internet, inclusive o blogs.

Os critérios citados para avaliar os conteúdos das fontes são principalmente: autoridade, atualidade das informações (atualização e revisão constantes), precisão, clareza na apresentação e organização da informação, coerência com os propósitos do usuário que a busca, além da disponibilização de endereços para contato com seu produtor/autor.

Jimenez Hidalgo e Salvador Bruna (2003) definem a interatividade e atualização como pontos fundamentais para avaliar a qualidade de um blog. Mas para uma avaliação mais detalhada foram separados em blocos:

- parâmetros gerais: estrutura, identidade, url e objetivos;
- identidade, informações, serviço: conteúdo e identificação dos autores, ajuda e busca de informação;
- usabilidade: estrutura e navegação;
- lay-out
- acessibilidade
- visibilidade

Primo (2008) destaca outros critérios, mais para seleção que avaliação: os blogs podem ser Individuais ou coletivos. Os individuais dividem-se em profissional ou pessoal; os coletivos em grupal ou organizacional. Os quatro tipos podem ser: auto-reflexivos, informativo interno, informativo ou reflexivo e estes podem ser relatos ou reflexões.


Referências

JIMÉNEZ HIDALGO, Sonia; SALVADOR BRUNA, Javier. “Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación”. En: El profesional de la información, 2007, marzo-abril, v. 16, n. 2, pp. 114-122. DOI: 10.3145/epi.2007.mar.03

PRIMO, Alex . Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais, 2008.

TOMAÉL, M. I. et al. Avaliação de fontes de informação na nternet: critérios de qualidade. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 13-35, 2001. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/1727/1478>. Acesso em: 7 set. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário