terça-feira, 7 de setembro de 2010

Blogs e a atividade profissional

Os blogs são uma ferramenta de fácil acesso, disponível na rede, e que qualquer pessoa pode criar um. Não é necessário conhecimento em HTML, seguindo alguns passos e o blog está no ar, ou melhor, na rede.

Nem mesmo esta facilidade fez com que eu me inserisse no mundo virtual. MSN, Orkut, Facebook, Twitter, nenhuma dessas ferramentas me despertam interesse. Estar online e publicar pensamentos, ideias e textos, para mim são muita exposição. Gosto de ter o contato pessoal. Tenho dificuldades de pensar e escrever ao mesmo tempo, justifico: “sou de outra época”. Sei que preciso me adaptar. Neste semestre, precisei criar e vou ter que manter dois blogs atualizados e a avaliação não é só por parte do professor, os links estão disponíveis para a turma, e o blog está na rede, a avaliação é de toda parte, mas a maior cobrança é feita por mim.

Os blogs se dividem em diários pessoais (onde o autor conta sua vida pessoal), publicações eletrônicas (destinado a informar sobre o tema central do blog, pode ser literário ou informativo) e publicações mistas (reúne os dois primeiros tipos). Constituem-se de uma ferramenta útil para bibliotecas e centros de informação, é gratuito, de fácil manutenção, pode ser usado como uma espécie de mural da UI.

O que é necessário salientar é que essas ferramentas ainda são “mal” vistas e proibidas por algumas empresas. Mas com o crescimento do uso por pessoas conceituadas e por instituições de credibilidade, creio, podem e vão mudar esse quadro.


Referências

BARROS, Moreno Albuquerque de. Blogs e bibliotecários. Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 27., 2004, Recife. Anais... Recife: [s.n], 2004.


PRIMO, Alex; RECUERO, Raquel, 2003. Hipertexto Cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. REVISTA FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, dez. 2003, p.54-65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário