Antes de discutir os jornais eletrônicos a pergunta que devemos fazer é: "estamos prontos para para a substituição do jornal impresso?"
Com o advento da Internet publicações periódicas buscaram também seu espaço. Hoje encontramos sites da maioria dos jornais e revistas. O que no início foi apenas uma cópia do material impresso, hoje apresenta interatividade, links diversos e muito mais conteúdo que seus antepassados.
Os jornais eletrônicos estão sempre atualizados, não há a necessidade de aguardar a próxima edição para publicar.
Segundo Gumercindo Lafuente, diretor do El Pais, em palestra aos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, o jornal deve ter compromisso, credibilidade e precisa ser útil. Em sua fala também ressaltou a necessidade de reinventar a profissão do jornalista e que estamos na era da interação.
Uma ferramenta útil é escrever-se para receber Feeds dos jornais e assuntos de interesse, assim se fica informado e se houver interesse pode se buscar o restante da notícia.
Lafuente também discursou sobre o que está por trás da notícia, a "informação" de um fato ocorre instantaneamente através de um simples aparelho de celular que pode publicar no Twitter. Cabe ao profissional ir a fundo desta notícia e oferecer algo mais. O leitor não se contenta somente com o básico.
A mudança significativa que ocorreu com os jornais online e diversos sites e blogs que divulgam todo tipo de informação é que não precisa esperar pelo horário do jornal, seja na televisão ou o impresso, através de um click temos acesso ao mundo.
Cabe ao profissional da informação disseminar essas mídias.
Voltando a pergunta do início:
"estamos prontos para para a substituição do jornal impresso?"
A discussão sobre a sobrevivência do material impresso, seja livro, revista ou jornal está em pauta, mas pouco se discute sobre a assessibilidade deste material se ele for só eletrônico. Segundo o Censo de 2010 o Brasil tem 190.732.694 habitantes (IBGE, 2010), e de acordo com pesquisa divulgada pelo IBOPE, mesmo com um crescimento de 5,9% em agosto, a Internet chegou a apenas 41,6 milhões de pessoas, isso representa 21% da população brasileira (IBOPE, 2010).
Sou conservadora, mas também realista, nem todo mundo passou para o mundo virtual.
A realidade nem sempre é tão doce quanto queremos.
Fontes Consultadas:
Anotações de Palestra. 2010.
IBGE. Censo 2010: população do Brasil é de 190.732.694 pessoas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766&id_pagina=1>. Acesso em: 09 dez. 2010, 19:00.
IBOPE.Internet no Brasil cresceu 5,9% em agosto. 2010. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=pesquisa_leitura&nivel=null&docid=0A276B95D145374B832577B6007A5F6A>. Acesso em: 09 dez. 2010, 19:03.
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